Farol de Santa Marta, o lugar perfeito pra recarregar as energias.
O vilarejo do Cabo de Santa Marta, localizado no sul do estado de Santa Catarina, foi fundado como comunidade de origem pesqueira, em 1909.
Até hoje, a região é mantida pela comunidade local com o ar de vilarejo de pescadores.
Junto ao turismo, a pesca continua sendo a principal atividade econômica do local.
O Farol, que da nome ao local, foi inaugurado em 1891, e possui 29 metros de altura, posicionado a 75 metros acima do nível do nível do mar (projetado pelos franceses). Uma curiosidade: em sua construção, foi utilizado pedras, barro, areia e óleo de baleia, muito comum naquela época. O farol é a maior estrutura do mundo, construída inteiramente com óleo de baleia.
O Farol é um local muito procurado por surfistas do Brasil inteiro, mas especialmente por aqueles da região sul e sudeste. O acesso até lá é fácil, principalmente nos dias de hoje em que as principais vias são asfaltadas. São três os principais acessos ao Cabo, um deles é por balsa através da cidade de Laguna, sendo este o mais usado. O outro é a Estrada Geral Campos Verdes, que liga aquela área até a cidade de Tubarão. Já o terceiro acesso é pela Barra Do Camacho, vindo da cidade de Jaguaruna.
ALTAS
ONDAS
Durante o inverno, as ondas podem chegar a 12 Pés (cerca de 4 metros).
O Farol de Santa Marta reúne condições pra todos os tipos de ondulações e ventos.
Se uma praia não estiver em condições ideais para o surf, a probabilidade de outra praia estar boa é muito grande.
Uma das praias do Farol, a Praia Do Cardoso, é muito famosa por ter um fundo de areia bem compacto que suporta grandes ondulações, sendo conceituada entre os surfistas e recebe algumas das maiores ondulações do Brasil.